Embrapa Mandioca e Fruticultura
Sistema de Produção, 20 - 1ª edição
ISSN 1678-8796 Versão eletrônica
Set/2012

Sistema de Produção: Cultivo da Bananeira 'BRS PLATINA'

Autores

Início

Importância econômica
Exigências climáticas
Solos
Nutrição, calagem e
adubação

Variedade
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Manejo de
plantas infestantes

Doenças
Pragas
Colheita e pós-colheita
Comercialização e
mercado

Referências

Glossário


Expediente

Apresentação

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, situada em Cruz das Almas, Bahia, desde a década de 1970, vem executando pesquisas voltadas para o desenvolvimento e avaliação de novas variedades de bananeira, procurando reunir produtividade, qualidade dos frutos e tolerância ou resistência a pragas e doenças, visando assim aumentar a garantia de sucesso do empreendimento agrícola, sem esquecer a preservação ambiental.

Assim, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em colaboração com técnicos, agricultores e instituições de várias regiões do Brasil, disponibiliza aos produtores o sistema de produção para a bananeira ‘BRS Platina’, como resultado de uma ação em parceria indispensável para a permanente evolução do agronegócio da bananicultura.

Este sistema de produção reúne informações técnicas para todas as etapas do cultivo da nova variedade, abordando a implantação, desde a obtenção das mudas até o preparo do solo, os tratos culturais, o controle de pragas e doenças e, finalmente, o manejo dos frutos na colheita e pós-colheita. Ênfase foi destinada ao uso de práticas agrícolas conservadoras dos recursos naturais e minimizadoras de impactos ambientais negativos, evitando desperdícios e uso incorreto de insumos agrícolas.

Com o sistema proposto, em conformidade com boas práticas agrícolas, espera-se a obtenção de um produto ambientalmente correto e economicamente viável, de forma a proporcionar frutos de qualidade superior e mais saudáveis para os consumidores e maior lucro para os produtores.

Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.