Embrapa Agrobiologia
Sistemas de Produção, 2 - 2ª Edição
ISSN 1806-2830 Versão Eletrônica
Dez./2006
Cultivo do Café Orgânico
Autores

Início

Introdução
O mercado do café orgânico
Fundamentos da
agricultura orgânica

Conversão
O café orgânico
e seu cultivo

Clima
Fluxograma do processo
de produção do café
orgânico

Solos e preparo da área
Mudas
Plantio
Adubação
Correção da acidez
do solo

Cultivo
Controle alternativo
de pragas e doenças

Colheita
Pós-colheita
Aspectos ecológicos no
processamento do café

Armazenamento e transporte
Certificação e
comercialização
de café orgânico

Referências
Anexos
Glossário



Expediente

Plantio

Topo da Página

Espaçamento e densidade de plantio

No Brasil, a densidade populacional dos cafezais aumentou devido à adoção de espaçamentos menores. São as chamadas lavouras adensadas, com 5 a 10 mil plantas por ha (2,5 x 0,7m; 2,0 x 0,7m; 2,0 x 1,0m, por exemplo), ou super-adensadas, com mais de 10 mil plantas ou mais por ha (1,0 x 1,0m ou 1,0 x 0,7m).

O adensamento da cultura promove melhorias das características dos solos (Pavan et al., 1993; Pavan & Chaves, 1996). Entretanto, apesar dos resultados positivos observados, o adensamento estimula a monocultura, prática condenada pela agricultura orgânica, por proporcionar um ambiente agrícola simplificado e homogêneo.

A baixa diversidade dos agroecossistemas é fator preponderante no surgimento de fitoparasitas, sendo uma das causas da instabilidade que caracteriza a agricultura contemporânea (Montecinos, 1996; Pérez & Pozo, 1996). Além disso, o adensamento das lavouras inviabiliza o uso de adubos verdes após o segundo ano de cultivo e de outras culturas consorciadas de porte baixo. Por conseguinte, deve-se optar por espaçamentos menos adensados, considerando a estabilidade do sistema de produção e buscando viabilizar o cultivo consorciado do café com outras espécies. Lavouras cafeeiras diversificadas, além de mais corretas do ponto de vista ambiental, são economicamente mais seguras, visto que o preço do café está sempre sujeito à flutuações de mercado.

Uma possibilidade para aumentar a diversidade dos cultivos seria o adensamento dos cafeeiros nas linhas e aumento do espaçamento nas entrelinhas, o que permite o plantio de culturas intercalares. Entretanto, são necessários mais estudos para avaliar a viabilidade dessa opção.





Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610. Topo da Página