Embrapa Clima Temperado
Sistemas de Produção, 11
ISSN 1806-9207 - Versão Eletrônica
Novembro/2007
Sistema de Produção da Mamona
César Bauer Gomes

Apresentação
Introdução e importância econômica

Necessidades climáticas

Ambiente edáfico para a mamoneira

Correção do solo e adubação
Botânica
Cultivares

Estabelecimento da lavoura

Práticas culturais
Manejo integrado de doenças
Principais pragas da mamona e seu manejo
Manejo de plantas daninhas
Colheita

Secagem

Produção de sementes de mamona

Co-produtos da mamona
Torta de mamona
Aspectos econômicos da mamona
Sistemas de produção e coeficientes técnicos da mamona no RS
Referências
Glossário

Expediente 

Torta de mamona

A torta de mamona, produzida durante a extração do óleo, é um importante subproduto da cadeia produtiva da mamona. Seu uso predominante é como adubo orgânico, já que se trata de uma rica fonte de nitrogênio. Embora o valor comercial seja significativamente expressivo para uso como alimento animal, isto ainda não é possível devido à presença de componentes tóxicos e alergênicos em sua composição e à inexistência de tecnologia viável em nível industrial para seu processamento. Neste caso, seria necessária a detoxificação, quando seria eliminada a ricina (alcalóide tóxico), contudo este processo ainda é complexo e, freqüentemente, caro.
Tortas gordas, obtidas nas primeiras etapas da extração de óleo por prensagem, fornecem um óleo comercial, com acidez de cerca de 3%, quando extraídas com solvente.
Outro efeito bem documentado da torta da mamona é o controle de fitonematóides, quer seja pelo efeito nematicida direto quando aplicada no solo, pela liberação de substâncias tóxicas decorrentes do processo de decomposição, ou mesmo pela estimulação da microbiota natural do solo antagônica a estes fitopatógenos. Estudos recentes indicam o controle de Mesocriconema xenoplax, a partir da quarta aplicação, ao nível de cerca de 50%. Além disto, reduziu à síndrome da morte precoce do pessegueiro, possivelmente pela maior atividade enzimática de Polifenoloxidase.
A biofumigação do solo com torta de mamona, ou, associada com repolho resultou em níveis de controle de Mesocriconema xenoplax e Helicotylenchus entre 85 e 94%. Além do mais, três meses após o plantio de morango, foi verificado um aumento de mais de 100% no número e peso dos frutos produzidos na área biofumigada com torta de mamona em comparação com a testemunha.
Outro aspecto a ser considerado, refere-se ao uso aspecto sanitário da torta de mamona. Nos sistemas de produção orgânica de alimentos, são utilizados, em substituição aos fertilizantes sintéticos, uma variedade de adubos e condicionadores de solo não sintéticos, de origem animal e vegetal, os quais podem causar impactos ambientais negativos sobre a qualidade do solo e da água e contaminar alimentos. Nesse sentido, a avaliação da presença de microrganismos patogênicos ao homem em adubos e condicionadores de solo usados neste sistema de produção, torna-se fundamental para a definição de uso de resíduos industriais, como a torta de mamona. Mattos et al. (2005) constataram um baixo risco microbiológico associado a torta de mamona, sugerindo o seu uso em sistemas orgânicos como adubo e condicionador de solo.
Embrapa. Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Topo da página