Embrapa Clima Temperado
Sistemas de Produção, 7
ISSN 1806-9207 Versão Eletrônica
Nov./2005

Produção de Matrizes de Morangueiro
por meio de Cultura de Tecidos

João Carlos Costa Gomes

Sumário
Início
 
Introdução
Quadro atual do setor de produção de mudas no Brasil
Mudas Certificadas
Ações da Embrapa Clima Temperado na produção de mudas
Cultivares
Produção de matrizes por cultura de tecidos
Controle de qualidade
Análise de viabilidade econômica
Considerações finais
Autores
Referências
Expediente


Apresentação

Há quase três décadas, a Embrapa Clima Temperado vem desenvolvendo tecnologias para a produção de morango, com enfoque no aumento da produtividade e na busca da sustentabilidade. Como resultado desse trabalho, foram treinados milhares de técnicos e de produtores que trabalham com a cultura do morangueiro em todo o Brasil.
No País, são cultivados, aproximadamente, 3.600 ha, com produção anual de morango estimada em 90 mil toneladas, sendo os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul os maiores produtores. A cultura é conhecida por sua relevante importância econômica e social, em função da grande necessidade de mão-de-obra e alta rentabilidade por área, sendo conduzida, prioritariamente, em pequenas propriedades familiares.
A muda é um dos principais insumos a serem utilizados no sistema de produção, sendo o ponto de partida para a obtenção de melhor resposta a qualquer tecnologia empregada no processo produtivo. Em razão de problemas de qualidade e de produção insuficiente, os produtores do Sul do Brasil têm utilizado, predominantemente, mudas importadas do Chile e da Argentina.
Como a produção de matrizes e de mudas de morangueiro de alta qualidade é uma atividade necessária e economicamente viável, a Embrapa Clima Temperado vem fomentando o seu desenvolvimento no País. A presente publicação aborda a mais alta tecnologia existente sobre produção de matrizes de morangueiro, em consonância com as normas de certificação vigentes.

João Carlos Costa Gomes
Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado

Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.