Embrapa Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 6
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Dez./2005
Sistema de Produção de Morango para Mesa na Região da Serra Gaúcha e Encosta Superior do Nordeste
João Bernardi
Alexandre Hoffmann
Luís Eduardo C. Antunes
Japiassú de Melo Freire
Cultivares

    Entre as muitas cultivares de morangueiro, algumas assumem importância maior no cultivo para atender a preferência do mercado consumidor, segundo a finalidade: consumo "in natura", mesa, e para industrialização. Nas regiões do Vale do Rio Caí e da Serra, o morango se destina preferencialmente para mesa. As cultivares para mesa de maior importância no Rio Grande do Sul são:

Camarosa

Origem: Universidade da Califórnia, EUA, 1992. Cultivar de dias curtos, para mesa, precoce, fruto grande de epiderme vermelha, firme e de bom sabor doce e um pouco ácido, coloração interna vermelho intenso. Resistente ao transporte. Alto vigor das plantas.

Campinas (IAC-2712) ou Campineiro

Origem: IAC, Campinas, Brasil, 1960. Cultivar para mesa, boa qualidade. Apresenta pouca exigência em frio, sendo por isso especialmente indicada para plantios visando colheita precoce. Fruta de epiderme vermelha média, polpa com textura mole com pouca conservação do fruto, sabor doce e com aroma fraco.

Chandler

Origem: Universidade da Califórnia, EUA, 1977. Produz frutos grandes de cor vermelho intenso externamente e com polpa firme coloração vermelho-clara, resistente ao transporte e com boa conservação na prateleira para venda. Fruta de melhor sabor e mais aromática que as duas anteriores. Apresenta o inconveniente de que a ponta da fruta não amadurece enquanto que o restante está maduro. Cultivar suscetível à micosferela e altamente suscetível aos fungos de solo. O rácimo floral apresenta uma única fruta, sendo ereto, como em 'Oso Grande', o que lhe confere menor resistência às geadas.

Dover

Origem: Universidade da Flórida, EUA, 1979. Produtividade alta, fruto firme de boa conservação pós-colheita, porém de pouco sabor. Adequado para mercados distantes das áreas de produção. Apresenta alta sensibilidade ao ataque de Xanthomonas, tolerância a fungos de solo. Tornou-se nos últimos anos a cultivar mais plantada no Brasil.

Guarani (IAC-5074)

Origem: IAC, Campinas, Brasil, 1979 Fruto cônico, sabor ácido, coloração vermelha externa e interna. Boa produtividade. Mais indicada para industrialização.

Oso Grande

Origem: Universidade da. California, EUA, 1987. Cultivar de dias curtos, para mesa, fruto grande, firme e doce e baixa acidez. Possui grande aceitação no mercado. É sensível a fungos de solo. Produção precoce, a partir de 60 dias após o plantio. O cálice é formado por sépalas verdes o que dá melhor apresentação da fruta na embalagem. Produz frutos grandes, de coloração vermelha intensa, com polpa firme, não muito aromática e resistente ao manuseio e ao transporte. Planta mais tolerante a micosferela.

Seascape

Origem: Universidade da Califórnia, EUA, 1991. Cultivar de dia neutro. Fruto grande e firme, coloração vermelha externa e interna. Sensível a fungos de solo. Mais indicada para cultivo de verão com plantio, a partir de setembro nas regiões serranas do sul do Brasil.

Aromas

Origem: Universidade da Califórnia, EUA. Cultivar de dia neutro, para mesa, fruto com bom tamanho, precoce, coloração vermelho brilhante, bom sabor, vigor médio, indicada para o cultivo de verão (plantio a partir de setembro). Cultivar para região da Serra Gaúcha. É relativamente resistente ao oídio. Vigor médio das plantas.

Diamante

Origem: Universidade da Califórnia, EUA. Cultivar de dia neutro. Como a Aromas, também é relativamente resistente ao oídio.

Vila Nova

Origem: Espanha, Valência. Cultivar de dias curtos, produtiva, bom sabor, subácida, frutos de dupla finalidade e vigor médio das plantas.

Capitola

Origem: Universidade da Califórnia, EUA, 1983. Fruto grande, doce com acidez elevada e vigor médio das plantas.

Selva

Origem: Universidade da Califórnia, EUA. Cultivar de dia neutro, produtividade média, frutos irregulares, frutos firmes, suculentos e sabor subácido.

Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610