Embrapa


Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 1
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Jan/2003

Produção Integrada de Maçãs no Brasil

José Luiz Petri
Odoni Loris Pereira de Oliveira

Início

Capacitação
Organização de produtores e assistência técnica

Solos e nutrição
Plantio
Polinização
Tratos Culturais
Poda
Controle da produção da fruta
Quebra de dormência
Manejo da cobertura vegetal
Manejo integrado de pragas e doenças
Colheita e pós-colheita
Mercado e Comercialização
Referências
Glossário


Expediente
Autores
Manejo da cobertura vegetal

     Consideram-se plantas invasoras aquelas que reduzem a produção ou a qualidade da fruta pela competição por nutrientes e água, sem proporcionar benefícios, e que requerem controle se estão causando danos à produção.
     Na produção integrada as plantas invasoras podem ser eliminadas nas filas das plantas durante a fase de crescimento vegetativo e, nos demais períodos serem manejadas. A área de controle não deverá ser superior a 1/3 da distância entrelinhas, limitado a 2 m de área limpa na fila de plantas.
     Nas entrelinhas será mantida cobertura vegetal permanente com gramíneas, dando preferência as espécies nativas, mantendo-a na altura de 5 a 20 cm, quando necessário.
      Os herbicidas pré-emergentes só devem ser aplicados antes da floração ou em pós-colheita, limitando-se a duas aplicações por ciclo.
      Os produtos permitidos são apresentados nos anexos do manejo integrado de pragas e doenças.

Controle mecânico: O controle mecânico pode ser feito através de enxada, embora sua utilização seja pouco freqüente. Pode ser ainda utilizada a roçada com foices para reduzir a altura das invasoras. Não é permitido o controle com cultivadores tipo grade lateral para evitar a disseminação de fungos do solo com potencial patogênico para as plantas.

seta    

Copyright © 2003, Embrapa