Embrapa


Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 1
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Jan/2003

Produção Integrada de Maçãs no Brasil


Luciano Gebler

Início

Capacitação

Organização de produtores e assistência técnica

Recursos naturais
Solos e nutrição
Plantio
Polinização

Tratos culturais
Poda

Quebra de dormência
Manejo da cobertura vegetal
Manejo integrado de pragas e doenças
Colheita e Pós-colheita
Mercado e Comercialização
Referências
Glossário


Expediente
Autores
Recursos naturais

     O produtor deverá prever a conservação do ecossistema ao redor do pomar e a manutenção de áreas com vegetação para o abrigo de organismos benéficos, junto à área de Produção Integrada, destinando para este fim no mínimo 1% da área de PIM.
     A organização da atividade do sistema produtivo deverá ser feita de acordo com a região, respeitando suas funções ecológicas de forma a promover o desenvolvimento sustentável, no contexto da PIF.
      Será proibido aplicar agroquímicos em áreas com vegetação natural e, somente quando tecnicamente justificado, poder-se-á aplicar iscas tóxicas nas áreas com vegetação natural e/ou quebra-vento para o controle de moscas-das-frutas.
     Recomenda-se obter, para as áreas de PIM, o controle da qualidade da água para irrigação e pulverização em relação a metais pesados, sais, nitratos e contaminação biológica, a elaboração de inventário em programas de valorização da fauna e flora auxiliares e o monitoramento  da qualidade do solo, no que tange à sua fertilidade, aspectos físicos, químicos e biológicos.

seta    

Copyright © 2003, Embrapa