Embrapa Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 11
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Dez./2005
Sistema de Produção de Uva de Mesa do Norte de Minas Gerais
George Wellington Melo
Gustavo Brunetto
Calagem e adubação

Calagem
Adubações

Calagem

A calagem tem como objetivos a neutralização do alumínio e manganês trocáveis, elevação dos teores de cálcio e magnésio e aumento da disponibilidade de nutrientes como o fósforo.
A aplicação de calcário deve ser realizada, pelo menos, dois meses antes do plantio do porta-enxerto ou das mudas. O calcário deve ser aplicado e incorporado na profundidade de 20 cm. A dosagem a aplicar deve ser referente a necessidade corretiva para elevar o pH a 6,0.

Adubações

Utiliza-se três tipos principais de adubação: correção, crescimento e a de manutenção. A primeira é feita para corrigir a fertilidade do solo para padrões preestabelecidos, e a segunda é realizada para favorecer o crescimento inicial das planta e a terceira para repor os elementos absorvidos pela planta e exportado com os frutos.

Adubação de correção

Tem como finalidade a correção das possíveis carências nutricionais do solo. Nela procura-se corrigir principalmente os teores do fósforo e do potássio. Para estabelecer as doses a serem aplicadas utiliza-se análise de solos.
As fontes utilizadas para fósforo são os superfosfatos, fosfato natural e termofosfatos, enquanto que para o potássio faz-se uso do cloreto de potássio, sulfato de potássio e nitrato de potássio.
Os fertilizantes são aplicados antes do plantio, distribuídos e incorporados em toda área.

Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610