Embrapa Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 4
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Jul./2003

Uvas Viníferas para Processamento em Regiões de Clima Temperado

José Fernando da Silva Protas

Clima
Preparo do solo, calagem e adubação
Porta-enxertos e cultivares
Obtenção e preparo da muda
Sistema de condução
Poda
Doenças fúngicas e medidas de controle
Doenças causadas por vírus, bactérias e nematóides e medidas de controle
Pragas e medidas de controle
Normas gerais sobre o uso de agrotóxicos
Maturação e colheita
Indicações Geográficas para Vinhos Brasileiros
Custo e rentabilidade
Produção e mercado
Referências

Expediente
Autores
Apresentação

    O Setor vitivinícola nacional, centrado no Sul do país tem, como característica marcante na sua trajetória histórica, a hegemonia da produção e do abastecimento do mercado brasileiro de vinhos.
    Embora o setor tenha se estruturado com base em vinhos de mesa, produzido a partir de cultivares americanas e híbridas, que ainda hoje representa cerca de 80% do volume total de vinhos produzidos no país, mais recentemente, especialmente a partir da década de 80, começaram a ocorrer investimentos com a implantação e/ou com a modernização das vinícolas, motivados por um mercado interno com potencial para o consumo de vinhos finos com padrão internacional e de maior valor agregado. Entretanto, esse mercado, seguindo uma tendência mundial, assimilou e passou a exigir novos referenciais de qualidade. A ampla oferta de produtos importados, que em 1993 ocupava 19,4% do mercado brasileiro de vinhos finos e em 2002 passou a ocupar 48,7% do mesmo, também contribuiu para esta nova postura do consumidor.
    Diante do cenário que configura a situação atual do segmento de vinhos finos no Brasil evidencia-se a necessidade de que estabeleçamos, com urgência, políticas organizacionais e tecnológicas que aumentem a capacidade competitiva do setor. Assim, de forma complementar aos investimentos efetuados na modernização tecnológica do setor agroindustrial, precisamos estabelecer uma base técnica que sirva de referência para a modernização sistemática e racional dos processos de produção de uvas viníferas, com vistas a elaboração de vinhos finos nas regiões de clima temperado do Brasil.
    O presente Sistema de Produção, que pretende ser "a base técnica de referência para os processos de produção de uvas viníferas", sintetiza, nas diferentes áreas técnicas, o conhecimento acumulado pela equipe de pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho e seus parceiros. Embora sem a pretensão de ser exaustivo, entendemos que este documento aborda e disponibiliza uma gama de informações capaz de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da matéria-prima (uvas viníferas), e da competitividade dos nossos vinhos finos.

Topo

Copyright © 2003, Embrapa