Embrapa Meio-Norte
Sistemas de Produção, 1
ISSN 1678-8818 Versão Eletrônica
Jan/2003
Agricultura Familiar
Autores

Início

Introdução
Cultivares
Solos
Plantio
Tratos Culturais
Colheita e Pós-colheita
Produtividade
Custos
Agregação de Valores

Plantio

A cultura da mandioca deve ser plantada no início do período das chuvas (dezembro a janeiro) e, aproximadamente, um mês após efetuar a semeadura do feijão-caupi, de modo a evitar que esse, pelo seu desenvolvimento inicial mais agressivo, venha a causar o sombreamento das plantas de mandioca e principalmente, para evitar que a colheita do feijão coincida com um período extremamente chuvoso, comprometendo a qualidade do produto. Em geral, nas condições do Médio Parnaíba piauiense, não se recomenda realizar a semeadura do feijão-caupi antes do mês de fevereiro.

Para o plantio da mandioca devem ser utilizadas manivas grossas, obtidas dos dois terços inferiores do caule das plantas, preferencialmente, com idade entre 9 e 12 meses. Tais manivas devem possuir, aproximadamente, 20 cm de comprimento, contendo de três a cinco gemas.

No sistema de produção proposto, para a cultura da mandioca recomenda-se o espaçamento de 1,50 m entre fileiras e 0,60 m entre covas de uma mesma fileira. Entre as fileiras de mandioca semeiam-se duas fileiras de feijão-caupi, as quais devem estar a uma distância de 0,60 m das fileiras de mandioca e mantendo-se o espaçamento de 0,30 m entre as covas de feijão. Neste sistema, obtêm-se aproximadamente, 11.111 covas.ha-1 de mandioca e 44.444 covas.ha-1 de feijão-caupi.

 

Copyright © 2002, Embrapa

Topo da página