Embrapa Gado de Leite
Sistema de Produção, 6
Infra-Estrutura

Orlando Monteiro de Carvalho Filho
Gherman Garcia Leal de Araujo
Pablo Hoentsch Languidey
José Luiz de Sá
Victor Muiños Barroso Lima

- Introdução
Importância econômica
- Aspectos agro e   zooecológicos
- Raças
-
Infra-estrutura
- Alimentação
- Reprodução
- Manejo Sanitário
- Mercados e   Comercialização
- Coeficientes Técnicos
-
Referências bibliográficas
- Glossário

- Editores

Bancos de proteína de gliricídia intercultivada com milho e/ou sorgo


A principal vantagem da gliricídia, quando comparada com a leucena, é a facilidade com que pode ser estabelecida, tendo em vista que, além das possibilidades do plantio por mudas ou diretamente por sementes, (que não precisam de tratamento prévio) pode também ser propagada por estaquia, além de ser menos susceptível ao ataque de formigas cortadeiras.

A opção entre os diferentes métodos, irá depender da utilização que se pretende dar à planta, das condições climáticas e da disponibilidade do material propagatício:

  • plantio direto por sementes, pode ser factível em regiões com regime pluviométrico acima de 600 mm anuais, desde que efetuado no início da estação chuvosa e em leito de semeadura bem preparado;
  • plantio por mudas, apesar de mais caro, é o que assegura maior taxa de estabelecimento, sendo, portanto, o método mais seguro para regiões de maior risco climático. As mudas são levadas ao local definitivo após dois meses de enviveiramento prévio ao início das chuvas, com tamanho de 20 a 30 cm, quando já em fase de crescimento rápido e noduladas;
  • plantio por estacas, tem sido, por razões obvias, a maneira mais generalizada no estabelecimento da gliricídia, que tanto podem ser diretamente plantadas no local definitivo, como também enviveiradas (estacas mais finas) para produção de mudas em sacos plásticos. Tem-se observado índices de pega ao redor de 50%, em plantios diretos e acima de 70% em condições de viveiro.

Tal como a leucena, bancos de proteína de gliricídia podem ser formados para os mesmos propósitos, com a vantagem, já assinalada, do processo de estabelecimento por estaquia e por apresentar menos problemas de ordem fitossanitária.

Espaçamentos de 2m x 1m são recomendados para cultivos exclusivos e de 4m x 1m, para quando em consórcio com milho e/ou feijão.

No primeiro ano, após o plantio, é conveniente não fazer uso da gliricídia, de modo que possa haver um bom enraizamento. Entretanto, se condições climáticas favoráveis permitirem bom desenvolvimento das plantas, poderá ser feito uso moderado, através de podas parciais da folhagem produzida.

A partir do segundo ano, após início da estação chuvosa, poderá ser feito um corte, a 20 cm de altura, com incorporação da folhagem ao solo, quando em consórcio e, sempre que as plantas alcançarem, aproximadamente, 1,70 m de altura, poderão ser feitas podas para fenação ou ensilagem, conforme as condições meteorológicas reinantes, ou fornecimento em estado fresco aos animais, podendo, também, em plantios exclusivos, permitir-se o pastejo direto. Em consórcio com o milho, o acesso controlado de animais (uma a duas horas/dia) é permitido 40-50 dias após o corte do milho e da gliricidia para ensilagem.

 

Moagem da Gliricídia para ensilagem

Ensilagem de gliricidia (parte aérea integral), com cerca de 50 dias de crescimento, em pequenos silos (5 toneladas) do tipo trincheira, rasos.

Moagem da Gliricídia para ensilagem

         
Outros usos da gliricidia

Uma outra opção de uso da gliricídia, ainda dentro do conceito de bancos de proteína, seria o estabelecimento de bosques, permitindo-se que as plantas atinjam porte arbóreo, em espaçamentos maiores - 6 x 6m por exemplo. Neste caso, a maior parte da copa ficaria indisponível para pastejo direto, devendo ser utilizada através de podas da folhagem e ramos finos para fornecimento aos animais. Embora, nesse sistema, não se explore todo o potencial de produção de forragem das plantas, obtém-se benefícios adicionais de sombra para o rebanho e melhoramento do solo, além da produção de estacas e lenha para uso na propriedade.

 
Pastejo da gliricídia com porte arbóreo Pastejo de rebrota da gliricídia na época seca do ano
Pastejo da gliricídia com porte arbóreo Pastejo de rebrota da gliricídia na época seca do ano

Informações Relacionadas

Copyright © 2002, Embrapa