Embrapa Meio-Norte
Sistemas de Produção, 1
ISSN 1678-8818 Versão Eletrônica
Jan/2003
Agricultura Familiar
Autores

Início

Introdução
Cultivares
Solos
Plantio
Adubação
Tratos Culturais
Colheita
Produtividade
Custos
Agregação de Valores

Produtividade do Sistema

Em cultivos consorciados, a população de plantas das culturas é reduzida. Além disso, há competição entre as consortes por água, nutrientes e luz, resultando, normalmente, em valores de produtividade individuais menores que os obtidos em cultivos solteiros. Apesar disso, a produtividade do arroz obtida no sistema de consórcio conduzido na Comunidade Boi Manso, embora aquém daquela possível de se obter em um sistema de cultivo solteiro, foi bastante satisfatória, com valor médio de 2.694,0 kg.ha-1 no primeiro ano e 2.076 kg.ha-1 no segundo ano. (Tabela 7).

Tabela 7. Produtividade do arroz no sistema de produção consorciado com mandioca, nos anos de 2000, 2001 e 2002, na Comunidade Boi Manso, Regeneração, PI.


No terceiro ano, a produtividade média foi bastante inferior à obtida nos anos de cultivos anteriores. Tal fato deveu-se à distribuição irregular de chuvas ocorridas na região, com a ocorrência de estiagens prolongadas no mês de fevereiro de 2002, resultando na insuficiência hídrica e comprometendo o desenvolvimento normal das plantas.

 

Copyright © 2002, Embrapa

Topo da página