Embrapa Gado de Leite
Sistema de Produção, 2
Manejo Sanitário

Limirio de Almeida Carvalho
Luciano Patto Novaes
Carlos Eugênio Martins
Rosângela Zoccal
Paulo Moreira
Antônio Cândido Cerqueira Leite Ribeiro
Victor Muiños Barroso Lima

- Introdução
Importância econômica
- Aspectos agro e   zooecológicos
- Raças
-
Infra-estrutura
- Alimentação
- Reprodução
- Manejo Sanitário
- Mercados e   Comercialização
- Coeficientes Técnicos
-
Referências bibliográficas
- Glossário

- Editores

Vacinação

   Basicamente temos dentro de um programa sanitário algumas vacinas de uso obrigatório.

   A vacinação contra a brucelose é obrigatória somente para as fêmeas na idade entre três e oito meses de idade.

   Não se pode vacinar estas fêmeas a partir desta idade pois a titulação do exame pode ser positivo para o resto da vida e este animal é considerado positivo e o destino certamente é o abate.

   Outra vacina obrigatória é a da aftosa que deve ser aplicada de acordo com a região do pais, como indicado pelos órgãos de defesa sanitária do estado.

   A vacinação contra o carbúnculo sintomático deve ser realizada em todos os animais acima de três meses de idade sendo repetida de seis em seis meses até aos dois anos de idade.  É nesta idade que os animais estão mais sujeitos a desenvolver esta enfermidade. Como característica, é uma doença que afeta os animais com melhores escores corporais. 

   Outra vacinação importante é a contra a raiva que deve ser aplicada anualmente, principalmente em regiões de surto quando grande parte do rebanho pode ser afetada pela doença.

   Existe no mercado um número grande de vacinas contra várias doenças como leptospirose, Rinotraqueite infecciosa dos bovinos - IBR, diarréia bovina a vírus -  BVD, mamite, campilobacteriose, colibacilose e outras tantas que devem ser indicadas para cada caso e pelo veterinário responsável pelo rebanho. Cada caso vai exigir uma conduta específica de acordo com a recomendação do veterinário.

Informações Relacionadas

Copyright © 2002, Embrapa