Embrapa Gado de Leite
Sistema de Produção, 6
Infra-Estrutura

Orlando Monteiro de Carvalho Filho
Gherman Garcia Leal de Araujo
Pablo Hoentsch Languidey
José Luiz de Sá
Victor Muiños Barroso Lima

- Introdução
Importância econômica
- Aspectos agro e   zooecológicos
- Raças
-
Infra-estrutura
- Alimentação
- Reprodução
- Manejo Sanitário
- Mercados e   Comercialização
- Coeficientes Técnicos
-
Referências bibliográficas
- Glossário

- Editores

Alojamento dos Animais


As instalações destinadas a alojar as diversas categorias de animais de um rebanho são projetadas em acordo com o sistema de exploração a ser adotado. O manejo em pasto, requer estruturas mais simples e são em geral, mais baratas do que as utilizadas em confinamento. Neste caso, currais, sala de ordenha, sala de leite, escritório, bezerreiro convencional ou abrigos individuais, silos, abrigos rústicos para novilhas e cochos cobertos para minerais, construídos nos pastos. tronco para contenção dos animais, depósito para alimentos e preparo de rações, reservatório de água, bebedouros, galpão para abrigo de máquinas e equipamentos e cochos cobertos.

Outro tipo de instalação que pode ser utilizada é o chamado Miniestábulo ou Sistema de sala-de-ordenha, que é um estábulo de tamanho reduzido, destinado a comportar de 4 a 6 animais por vez, variando com o tamanho do rebanho, podendo a ordenha ser manual ou mecânica. A principal vantagem é a redução do custo de construção. É de fácil manejo, pois as vacas são manejadas em lotes. Antes da ordenha, as vacas ficam no curral-de-espera; depois de ordenhadas vão para o curral de descanso e alimentação, ou diretamente para o pasto. Na figura abaixo estão ilustrados alguns passos importantes para uma ordenha manual higiênica:

Lavagem das tetas

Secagem das tetas

Sistema de ordenha higiênica para pequenos produtores: lavagem e secagem de tetas

Filtragem do leite Lavagem de peias de corrente Lavagem do banco de ordenhador

Filtragem do leite e lavagem de peias de corrente e banco de ordenhador.

Trata-se de um conjunto de pequenos investimentos e de práticas simples, realizados no processo de ordenha manual, com bezerro ao pé, para um único ordenhador, que resultam em significativa melhoria da qualidade do leite, com mínima agregação de custos ao produto final (R$0.004/litro), a saber:

  • Construção ou adaptação de uma sala de ordenha, coberta, calçada, c/ cap. p/3 vacas por vez;

  • Construção de um canzil para contenção, associado a cocho p/administração de concentrados durante a ordenha;

  • Construção ou adaptação de um pequeno curral de espera para os bezerros, anexo à sala de ordenha;

  • Instalação de instalação hidráulica p/lavagem das mãos e tetas dos animais: tanque de 500 litros + 10 m de canos de PVC de ½" e 6 m de mangueiras de jardim dotadas de pistolas nas extremidades

  • Substituição de cordas de seda p/ contenção das vacas (peias) e dos bezerros por correntes leves de fácil higienização e menor contaminação;

  • Secagem das tetas c/papel toalha e coagem do leite.

 

Informações Relacionadas

Copyright © 2002, Embrapa