Embrapa Gado de Leite
Sistema de Produção, 6
Infra-Estrutura

Orlando Monteiro de Carvalho Filho
Gherman Garcia Leal de Araujo
Pablo Hoentsch Languidey
José Luiz de Sá
Victor Muiños Barroso Lima

- Introdução
Importância econômica
- Aspectos agro e   zooecológicos
- Raças
-
Infra-estrutura
- Alimentação
- Reprodução
- Manejo Sanitário
- Mercados e   Comercialização
- Coeficientes Técnicos
-
Referências bibliográficas
- Glossário

- Editores

Instalações


Os custos de manutenção e depreciação das instalações pesam consideravelmente na composição dos custos totais de um sistema de produção de leite, razão porque devem ser simples, funcionais e de baixo custo mas, ao mesmo tempo, capazes de proporcionar aos animais espaço e proteção, em um ambiente limpo, seco e salubre, permitindo bem estar e saúde ao animal, e uma produção higiênica de leite.

Alguns princípios básicos, transcritos do sistema da Embrapa Gado de Leite, devem observados no planejamento e na escolha das instalações:

  • Localização: As instalações devem ser localizadas em área ampla, de fácil acesso, boa drenagem e relativamente distante de construções particulares, para evitar possíveis problemas com doenças, moscas e odores. Água de boa qualidade e eletricidade devem ser supridas.
  • Tamanho ou capacidade: As instalações devem ser suficientes para alojar o número de animais (jovens e adultos) existentes e que serão mantidos na propriedade. Também devem oferecer condições para que os animais sejam mantidos sob conforto físico e térmico quando são alimentados, ordenhados ou outra atividade de manejo.
  • Tipo de instalação: A escolha do tipo de instalação depende entre outros fatores, do capital disponível, maior ou menor intensidade de mecanização, quantidade e qualidade da mão-de-obra e da preferência do produtor. A instalação escolhida deve proporcionar alto grau de eficácia da mão-de-obra, que está envolvida diretamente com a movimentação de alimentos, esterco, leite e animais. O volume de cada uma dessas atividades é considerável, e movimentar, em linha reta, o alimento, dejetos e animais, aumenta grandemente a eficiência e eficácia da mão-de-obra. Evitando-se os cantos, os corredores afunilados, degraus e pisos escorregadios, melhora-se a locomoção de animais e se minimiza o risco de injúrias principalmente dos membros e úbere.

Indiferente do tipo de instalação adotado, componentes essenciais do sistema precisam ser incluídos nas instalações centrais. Estes componentes ou áreas, são destinadas a:

    • alojar os animais;
    • alimentar os animais;
    • armazenar volumosos e concentrados;
    • ordenha
    • maternidade, enfermaria e tratamento, locais para realizar inseminação artificial e outras áreas de serviço;
    • abrigo de máquinas e equipamentos.
Informações Relacionadas

Copyright © 2002, Embrapa