Embrapa Gado de Leite
Sistema de Produção, 4
Coeficientes Técnicos

Pedro Franklin Barbosa
André de Faria Pedroso
André Luiz Monteiro Novo
Armando de Andrade Rodrigues
Artur Chinelato de Camargo
Edison Beno Pott
Eli Antônio Schiffler
Eurípedes Afonso
Márcia Cristina de Sena Oliveira
Oscar Tupy
Rogério Taveira Barbosa
Victor Muiños Barroso Lima

- Introdução
Importância econômica
- Aspectos agro e   zooecológicos
- Raças
-
Infra-estrutura
- Alimentação
- Reprodução
- Manejo Sanitário
- Mercados e   Comercialização
- Coeficientes Técnicos
-
Referências bibliográficas
- Glossário

- Editores

Custos e Receitas na Produção de Leite


O cálculo dos custos totais para as diferentes atividades agrícolas sempre foi assunto controverso, principalmente por causa do desconhecimento a respeito dos critérios adotados e os itens de custos considerados pelos inúmeros estudos encontrados, frutos do competente trabalho de inúmeras universidades e instituições de pesquisa.

No caso do leite, esta constatação é ainda mais relevante, graças à complexidade das atividades que envolvem a sua produção primária e às profundas mudanças que o Sistema Agroindustrial do produto vem tendo nos últimos anos. O interesse pelo cálculo do chamado "custo do leite" extrapolou o âmbito universitário e acadêmico e chegou aos agentes privados, indústrias e produtores que buscam principalmente a racionalização de suas atividades e a economia em custos, ganhando competitividade nos mercados finais.

Recomendações

Com relação aos objetivos dos cálculos do custo de produção de leite, devem ser esclarecidos os seguintes aspectos:

  • Deve ser claramente definido o objetivo do cálculo do custo de produção. Aqui a pergunta básica é porque calcular o custo? O cálculo de custo tem três objetivos básicos: (1) para fazer comparações com o custo de outras fazendas; (2) para fazer comparações com o preço recebido pelo  leite; e  (3)  para corrigir falhas e alterar metas no processo produtivo 
  • Deve ser claro o tipo de custo que está sendo calculado, se o custo da atividade leiteira, considerando criação de animais, produção de alimentos e produção de leite como um único centro de custos, ou o custo do leite, separando a atividade de produção propriamente dita da criação de animais e produção de alimentos.

Pressupostos assumidos

Para identificação da metodologia para o cálculo, são assumidos as as seguintes premissas:

  • Será calculado o custo total da atividade leiteira, considerando, desta forma, a produção de leite, a produção de alimentos e a criação de animais como um único centro de custos. Ao fim dos cálculos será usado mecanismo para obtenção do custo do leite.
  • O período mínimo para cálculo do custo de produção é de 1 (um) ano.
  • Será realizado o cálculo do custo depois de realizada a atividade produtiva, ou seja, de um período passado.
  • No caso dos insumos para produção e alimentos do rebanho, assume-se trabalhar apenas com os totais efetivamente consumidos pelas atividades produtivas. Desta forma, não serão considerados, para efeito de cálculo, eventuais estoques de insumos e/ou alimentos (esta observação é válida, embora o pressuposto inicial de cálculo anual dos custos diminua a importância dos estoques na atividade leiteira).
  • Todos os cálculos devem ser realizados com valores deflacionados (isto é, valores reais) devendo o índice de preços e o mês-base utilizados para o deflacionamento estarem explicitados na metodologia do trabalho.
  • Os cálculos devem ser realizados considerando o preço bruto pago pelos insumos e pelo leite.

 

Informações Relacionadas

Copyright © 2002, Embrapa