Sistema de Produção de Graspa

Alexandre Hoffmann

Apresentação

A Embrapa Uva e Vinho, em cumprimento de sua missão institucional e em consonância com as ações de transferência tecnológica da Empresa, vem disponibilizando, desde 2003, informações sistematizadas e atualizadas sobre produtos e processos relativos à cadeia produtiva da uva, do vinho e das frutas de clima temperado. Estas informações, denominadas de Sistemas de Produção, têm por objetivo facilitar o acesso do usuário às orientações técnicas que a Embrapa produz, organiza, valida e oferece para que produtores, técnicos, industriais e comerciantes obtenham a máxima qualidade e rentabilidade de sua atividade produtiva.

A graspa, destilado proveniente do bagaço da uva, é um produto amplamente difundido em diversas regiões vitivinícolas. Na Serra Gaúcha, está intimamente ligada aos hábitos de consumo da população rural e com o avanço do enoturismo, amplia o seu destaque como componente do elenco de produtos típicos da região. É, portanto, uma alternativa importante de diversificação na propriedade vitivinícola, para a qual devem-se seguir estritamente as orientações técnicas com o intuito de obter-se um produto de qualidade e em acordo com a legislação vigente. Não temos dúvida de que é possível alcançar metas de qualidade independentemente da escala em que a graspa é produzida.

Estamos certos de que, ao serem apresentadas estas orientações técnicas, vinicultores experientes podem aprimorar o seu processo de obtenção de graspa. Por outro lado, novos produtores poderão ingressar na atividade com um suporte técnico que possibilitará avançar com maior rapidez na busca de um produto de alto padrão de qualidade.

Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610