Embrapa Mandioca e Fruticultura
Sistemas de Produção, 8
ISSN 1678-8796 Versão eletrônica
Jan/2003
Cultivo da Mandioca para a Região do Cerrado
Luciano da Silva Souza
Josefino de Freitas Fialho
Início

Importância econômica
Clima
Solos
Adubação
Cultivares
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Consorciação e rotação de culturas

Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita

Mandioca na Alimentação animal
Mercado e comercialização
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário


Expediente

Irrigação


A mandioca é uma cultura que apresenta boa tolerância à seca ou à falta de água no solo, quando comparada com outras culturas. Por essa razão, praticamente não existem resultados de pesquisa sobre irrigação nessa cultura. No entanto, sabe-se que o suprimento adequado de água para a mandioca é essencial e crítico nas fases de enraizamento e tuberização, que vão do primeiro ao quinto mês após o plantio. A falta de água nessas fases causam prejuízos irrecuperáveis no desenvolvimento e, conseqüentemente, na produção da cultura.

Dentre as possibilidades de suprimento de água para a cultura, em regiões com precipitação adequada durante cinco a seis meses do ano, a época de plantio pode garantir o suprimento adequado da água para o desenvolvimento da cultura na fase mais crítica. Por exemplo, o plantio de setembro a outubro, na região do Brasil Central, após o acúmulo de 50 a 60 mm de chuva, tem apresentado resultados satisfatórios no desenvolvimento da cultura, isso porque períodos de até 30 dias de veranicos, durante o período chuvoso, não tem causado perdas significativas de produtividade de mandioca.

Em situações onde é necessário plantar escalonado para alongar o período de colheita e, conseqüentemente, de oferta do produto no mercado, a irrigação pode ser uma prática, técnica e economicamente viável. Resultados experimentais recentes indicam que a cultura não responde positivamente a irrigações com alta freqüência. Tensões de água no solo de 60 a 600 kPa, medida a 15 cm de profundidade, são adequadas ao desenvolvimento da cultura. Desse modo, a aplicação de lâminas de água de 30 a 40 mm a cada 15 dias é geralmente suficiente para um desenvolvimento adequado da cultura da mandioca. Irrigações com alta freqüência associada a alta disponibilidade de nitrogênio no solo, normalmente causam excessivo desenvolvimento da parte aérea e baixa produção de raízes.

Copyright © 2003, Embrapa

Topo da Página