Embrapa Embrapa Uva e Vinho
Sistema de Produção, 7
ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica
Dez./2005
Sistema de Produção de Ameixa Européia
Francisco Mandelli
Clima

A ameixeira é uma planta de clima temperado que entra em dormência no inverno devido as baixas temperaturas. Necessita para o seu desenvolvimento vegetativo e produtivo, invernos frios, primaveras amenas e bem ensolaradas e verões quentes e secos a fim de favorecer a sanidade e coloração dos frutos (Grellmann & Simonetto, 1996).
Chuvas, nevoeiros e dias nublados durante o período de floração são prejudiciais à polinização, uma vez que limitam as atividades dos insetos polinizadores além de favorecer infecções iniciais de doenças fúngicas,principalmente a podridão parda. As geadas tardias são prejudiciais pois afetam a flor/ou o fruto recém formado (Raseira, 1987).
O clima do Rio Grande do Sul, de um modo geral, é mais favorável às cultivares de ameixeira do grupo japonês, por serem menos exigentes quanto ao frio hibernal. Já as cultivares de ameixeira européia são mais exigentes em frio, sendo indicadas para as regiões mais frias do Estado, como nos Campos de Cima da Serra (Grellmann & Simonetto, 1996).
O clima do Rio Grande foi classificado por Moreno (1961), sendo nos Campos de Cima da Serra temperado de fórmula Cfb, segundo a classificação climática de Köppen. Esse tipo climático apresenta precipitação total de 1.538 mm (média do período 1961-1990 para o município de Vacaria, RS) bem distribuídos em todos os meses do ano e com verão fresco, sendo a temperatura média dos meses mais quentes janeiro e fevereiro inferior a 19,5°C e a do meses mais frios, junho e julho, com temperatura inferior a 10,5°C.
A temperatura máxima média no verão atinge os 26,5°C, em janeiro, e no inverno a temperatura mínima média alcança 5,7°C em julho.
O somatório anual do número de horas de brilho solar é de 2.264 horas, sendo 583 h na primavera e 653 h no verão.

Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610