Sistema de Produção de Destilado de Vinho

Alexandre Hoffmann

Apresentação

Não há dúvida que a cadeia produtiva da uva e do vinho é uma das mais complexas do agronegócio, não somente pelos inúmeros aspectos qualitativos e pelas influências do ambiente e da tecnologia de produção, mas também, de forma marcante, pela versatilidade da matéria-prima na elaboração de um expressivo elenco de produtos derivados. Vinhos, espumantes, sucos, geléias, passas, destilados, vinagre, entre outros, são produtos de valor econômico agregado que podem assegurar oportunidades de mercado e, consequentemente, de geração de renda e sustentabilidade da propriedade vitícola.

Esta constatacão é sobremodo importante na medida em que a diversificação de produtos dentro da cadeia vitivinícola é uma das oportunidades para assegurar a sua necessária competitividade. Assim, dependendo da demanda de mercado, pode-se manter a rentabilidade ao variarem-se os produtos oriundos desta cadeia produtiva. Para tanto, é fundamental desenvolver e oferecer informações que possibilitem a elaboração de um produto que não apenas apresente atributos de qualidade e tipicidade, mas também esteja em sintonia com as exigências do consumidor, quais sejam a segurança, a relação custo-benefício e o atendimento à legislação vigente.

A Embrapa Uva e Vinho, através de seus pesquisadores e técnicos, tem desenvolvido tecnologias que dão suporte à produção desse elenco de produtos vitivinícolas, oportunizando que o viticultor e o enólogo possam obter produtos de alto padrão qualitativo e com a rentabilidade possível e desejada. No presente Sistema de Produção, são apresentados os principais elementos constituintes da tecnologia de elaboração de destilado de vinho, incluindo-se a seleção das cultivares mais adequadas para este fim, a elaboração do vinho a ser destilado, as instalações requeridas para a destilação e o processo de destilação com seus respectivos cuidados. Ao final, os autores ainda discorrem sobre os aspectos de legislação, bem como sobre defeitos e qualidades e atributos sensoriais que podem ser o diferencial entre diferentes destilados e que podem trazer o reconhecimento do consumidor pelo produto e o seu êxito no mercado.

Ao serem sistematizadas e oferecidas estas importantes informações ao seu público-alvo, a Embrapa Uva e Vinho cumpre com seu papel de viabilizar soluções para o segmento vitivinícola, em cumprimento à sua missão institucional e em aderência à sua responsabilidade social, de forma que a propriedade vitícola possa se manter viável e sustentável e assim assegurar renda, emprego e qualidade de vida para o produtor rural. Além disso, tal atividade certamente trará benefícios qualitativos ao mercado, oportunizando ao consumidor provar destilados de alta qualidade, que expressam o potencial de cada região produtora.

Topo