Sistema de Produção de Destilado de Vinho

Luiz Antenor Rizzon
Júlio Meneguzzo

Introdução

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é a região vitivinícola mais importante do Brasil. A uva produzida é utilizada, principalmente, para a elaboração de vinho de mesa tinto e branco. Uma parte da produção, no entanto, é destinada para a elaboração de vinho para destilar, constituindo a matéria-prima para a produção de Brandy e Conhaque. O volume dessa bebida produzida atualmente na região é de aproximadamente 1,8 milhões de litros, absorvendo para tal pouco mais de dez milhões de quilos de uva.

Entre as bebidas feitas a partir do destilado de vinho, as mais conhecidas são o Conhaque e o Armagnac na França, o Brandy de Jerez na Espanha, o Pisco no Peru e no Chile e o Singani na Bolívia.

A denominação "Cognac" corresponde à designação do destilado de vinho envelhecido em barris de carvalho da região de Charentes na França. No Brasil, a legislação define como "Conhaque" a bebida com graduação alcoólica de 38°GL a 54°GL obtida do destilado alcoólico simples do vinho ou aguardente de vinho e/ou álcool vínico retificado, envelhecido ou não. O termo "Conhaque" é utilizado, também, para designar a bebida feita a partir do destilado da cana-de-açúcar adicionado de substâncias aromáticas. Neste caso, o nome "Conhaque" deve ser precedido da substância aromática utilizada como, no caso, o "Conhaque de Gengibre", além de constar, obrigatoriamente, no rótulo, a declaração: "Elaborado à base de aguardente de cana-de-açúcar". O destilado de vinho brasileiro não deveria ser designado "conhaque", pois trata-se de uma região da França que tem essa denominação.

Além dos fatores naturais da Serra Gaúcha que permitem a obtenção de uvas com elevado teor de acidez, a estrutura agro-industrial existente também é favorável para a produção de destilados de vinho. As características físico-químicas e organolépticas finais da bebida, feita a partir do destilado de vinho, são devidas à uva, ao vinho, às técnicas de destilação e ao envelhecimento em barricas de madeira.

Nesse sentido, a produção de uma bebida típica a partir do destilado de vinho poderá ser mais uma alternativa para a vitivinicultura da região.

Topo