Embrapa Mandioca e Fruticultura
Sistema de Produção, 16
ISSN 1678-8796 Versão eletrônica
Dez/2003

Sistema de Produção de Citros para o Nordeste

Claudio Luiz Leone Azevêdo

Início

Importância econômica
Clima
Solos
Adubação
Variedades
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita

Processamento
Mercado e comercialização
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário


Expediente

 

Mercado e Comercialização

A região Nordeste é a segunda maior produtora de citros no Brasil, ficando atrás apenas da região Sudeste, onde está localizado o Estado de São Paulo, que é historicamente o maior produtor nacional.

Os estados da Bahia e Sergipe são os principais produtores da região Nordeste, mas ainda têm um longo caminho a percorrer em termos de adoção de tecnologia e organização do produtores.

A maior parte da produção é destinada à indústria de suco, especialmente aquelas localizadas no Estado de São Paulo, sendo também parte processada na própria região, o que explica a concentração da produção na variedade Pêra - típica de uso industrial.

A produção que não segue para a indústria, é direcionada principalmente para as CEASAS e Feiras Livres. Os frutos de melhor qualidade seguem para as grandes redes de supermercados e sacolões.

No processo de comercialização da região Nordeste ainda é comum a presença de um grande número de intermediários, já existindo também casos isolados de venda direta às grandes redes de supermercados. Nesse último caso, qualidade e regularidade do produtos são os principais requisitos.

Com relação à comercialização da lima ácida tahiti, ou limão tahiti, há uma diferenciação no destino destes frutos comparado com a laranja, isto porque estes frutos tem tido grande demanda por parte de mercados internacionais. A exportação tem crescido muito, e várias empresas exportadoras tem sido instaladas no Nordeste. Por esta razão, só no ano de 2003 foram montadas na Bahia seis empacotadoras (packing-house), para beneficiar estes frutos. É importante salientar que os frutos não exportados seguem o mesmo caminho da laranja.

Copyright © 2003, Embrapa