Após o transplantio e até o final da colheita é necessário executar diversas operações de manejo do solo e da planta para favorecer o desenvolvimento vegetativo e produtivo e a sanidade para obtenção de produtividade e produto de boa qualidade.
Irrigação: Qualquer que seja o sistema empregado, é necessário buscar a eficiência para manter a umidade do solo em nível adequado durante todo o ciclo da cultura. Para maiores detalhes, consultar o capítulo “Irrigação”, no Sistema de Produção da Berinjela.
Controle das plantas invasoras: Eliminação manual ou mecânica das espécies invasoras para reduzir a concorrência em água, nutrientes, espaço ou para eliminar possíveis hospedeiras de insetos pragas ou doenças.
Tutoramento: Embora a planta seja semi-arbustiva e tenha hastes lenhosas, para evitar o tombamento ou quebra, em alguns casos o tutoramento é recomendado, colocando uma estaca de madeira ou bambu. Amarrar as hastes à medida que elas forem crescendo.
Desbrota: Retirar os brotos que surgirem abaixo da primeira bifurcação e os demais à medida que forem surgindo nas parte superiores dos ramos de modo a permitir um crescimento equilibrado da planta.
Controle fitossanitário: Monitorar o desenvolvimento das plantas, observando a presença de insetos-pragas ou sintomas de doenças, empregando os princípios do manejo integrado de acordo com os problemas que estiverem ocorrendo. Para maiores detalhes consultar os capítulos “Pragas” ou “Doenças”, no Sistema de Produção da Berinjela.
Adubação complementar:Executar aplicações periódicas em cobertura, foliar ou em fertirrigação de fontes de nitrogênio e combinação de nitrogênio e potássio na fase de produção. As quantidades dependem do estádio de desenvolvimento das plantas. Maiores detalhes podem ser obtidos no capítulo “Preparo do Solo e Adubação”, no Sistema de Produção da Berinjela.