Importância
A cultura comercial do morangueiro não deve prescindir do uso da cobertura do canteiro com o filme plástico preto, de espessura mínima de 25 micras e largura de 1,60 m.
Colocação do filme plástico no canteiro
O filme plástico deverá ser colocado 20 a 30 dias após o plantio das mudas do morangueiro. Caso aparecerem muitas invasoras no canteiro, o filme poderá ser colocado antes.
Para facilitar a colocação do filme plástico, deve-se cravar uma estaca de 20 cm ao lado de cada muda, de maneira que fique uns 10 cm acima do nível do solo.
O filme plástico vem enrolado como uma bobina, devidamente dobrado. Deve-se puxar o filme plástico por cima do canteiro, tendo-se o cuidado de não deixar firmar-se nas estacas que estão ao lado das mudas, evitando-se assim que não rasgue e que o seu tamanho fique um pouco maior do que o canteiro, devendo-se então cortá-lo. A parte dobrada do filme deve ficar mais ou menos no meio do canteiro, de maneira que o outro lado do filme cubra parte do caminho. Numa das pontas, desdobra-se o filme e na cabeceira do canteiro se faz um valo de 15 cm de profundidade, transversal ao canteiro, enrola-se numa taquara o filme, coloca-se a taquara neste sulco e enche-se com terra, compactando-se logo após. A seguir, um operário vai desdobrando ou abrindo o plástico, de maneira que cubra o outro lado do canteiro e parte do caminho. Na outra cabeceira do canteiro deve-se fazer o mesmo valo, enrolar a taquara no filme e esticar bem o filme, tendo o cuidado de não rasgá-lo ao ser puxado. Para isto deve-se levantar um pouco o filme para não pegar nas estacas cravadas ao lado das mudas. Este operário vai colocando a cada 2 metros uma pá de terra sobre o filme, tirada do caminho, para que fique preso. Depois de colocado o filme, vai uma pessoa de cada lado do canteiro furando o filme com os dedos onde está a estaca, puxando as folhas da muda do morango para fora do filme plástico, tirando a estaca e tendo o cuidado de não arrancar as mudas. Procede-se de muda em muda, ficando desta maneira o filme bem assentado no canteiro. No caso de ser utilizado o sistema de irrigação por gotejamento, todos os encanamentos e ligações deverão ser feitos antes da colocação do filme plástico.
A colocação do filme plástico apresenta as seguintes vantagens:
- controle dos inços que aparecem no plantio;
- como o solo está coberto, a fertilidade não é afetada pela água da irrigação por aspersão, não levando os adubos;
- não há a compactação do solo causada pelas chuvas ou pela irrigação;
- conserva o solo mais úmido;
- o solo não apresenta variação brusca de temperatura durante o dia e a noite;
- como conserva mais a umidade no solo, a matéria orgânica é preservada, não havendo variação de temperatura, a vida microbiana é muito mais ativa do que no solo descoberto, favorecendo a fertilidade do solo;
- não há respingo de terra nos frutos quando é feita a irrigação ou quando chove;
- os frutos não ficam em contato com o solo, apodrecendo menos;
- obtém-se frutos de melhor qualidade;
Cobertura do caminho ou passeio
A cobertura do passeio ou do caminho entre os canteiro deve ser feita para evitar que o vento tire ou rasgue o filme de plástico, evitando-se barro nos dias de chuva ou irrigação, facilitar as atividades de tratos culturais e colheita e impedir que os inços cresçam no caminho.
Em regiões ou locais de muito vento, aconselha-se a passar uma fita de ráfia transversalmente ao canteiro, a cada 5 metros, a fim de prender melhor o filme, além de fazer a cobertura do caminho com casca de acácia ou maravalha. Coloca-se uma estaca cravada na terra ao lado do canteiro a cada 5 m de cada lado do canteiro, amarrando as pontas da fita de ráfia. Este procedimento pode ser necessário, pois o vento entra pelos furos e pode levantar e rasgar o filme.
|