Embrapa Uva e
Vinho Sistemas de Produção, 15 ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica Dez./2006 |
SumárioApresentaçãoIntrodução Construção de estufas Estrutura Substratos Preparo, plantio e manejo das mudas Manejo da irrigação Manejo da nutrição Controle de pragas Controle de doenças Custos de produção Referências Glossário Autores Expediente |
GlossárioABBrácteas: estrutura foliácea, modificada, geralmente reduzida.
CDEEndofítico: que se desenvolve dentro da planta.
FFasciculado: sistema radicular no qual as raízes não possuem um eixo principal, apresentando-se com comprimentos e diâmetros relativamente uniformes entre si. Fitófago: que se alimenta de plantas. Fungívoro: que se alimenta de fungos.
GHHemicíclica: flores cuja inserção das pétalas no receptáculo floral se dá no mesmo nível. Hermafrodita: organismo que possui tanto os órgãos reprodutores masculinos quanto femininos.
IInstar: fase de desenvolvimento dos insetos no período jovem (imaturos).
JKLMMaterial básico indexado: fonte de material propagativo (estolões, estacas, mudas, raízes ou gemas) submetidas a testes biológicos ou bioquímicos que indicam a ausência do vírus, indicando que a planta proveniente deste material básico é livre deste patógeno.
NOPPaternogênese: tipo de reprodução em que não há necessidade dos machos. Planta estolonífera: planta que possui a capacidade de originar estruturas de propagação denominadas estolões, que consistem em prolongamentos vegetativos que originam novas plantas. Pupa: fase de desenvolvimento dos insetos que antecede a fase adulta, comum em Lepidoptera (lagartas) e Coleóptera (besouros).
QRRacimo floral: inflorescência em que o eixo principal é alongado e as flores possuem pedicelos de comprimento quase igual. Rizoma: caule subterrâneo, mais ou menos horizontal.
STUVWXYZ |