Produção de Morangos no Sistema Semi-Hidropônico

João Bernardi
Alexandre Hoffmann

Preparo, plantio e manejo das mudas

Preparo das Mudas

O preparo das mudas é feito em relação às folhas e às raízes.

Ao receber as mudas do viveiro, deve-se retirar as folhas cortando-as na haste, deixando estas hastes com 3 cm de comprimento. As raízes também deverão ser cortadas, deixando-as com um comprimento de 4 cm (Fig. 1).

Plantio das Mudas

O plantio das mudas deverá ser feito nas embalagens com o substrato previamente saturado. Após a saturação das embalagens são feitos orifícios, nos quatro cantos da embalagem, onde serão inseridas as mudas, devidamente preparadas. O espaçamento entre as plantas é de 0,20 m (Fig. 1). É importante observar que as raízes não fiquem dobradas, ao serem plantadas na embalagem, pois, isso ocorrendo, poderá comprometer o crescimento da planta.

Foto: Adriane Regina Bortolozzo

Figura 1. Mudas preparadas para o plantio.

Somente após o plantio é que deverão ser feitos os furos, embaixo das embalagens, para a drenagem da água que ficará retida no fundo.

Manejo das Mudas

Aos 15 dias após o plantio, são observadas as primeiras flores. Porém, para que as plantas cresçam e se desenvolvam bem, é necessário um desbaste contínuo destas flores até que elas apresentem cinco folhas. À medida que as plantas forem crescendo há necessidade de serem feitas limpezas periódicas destas, retirando-se as folhas que envelhecem ou que, porventura, possam apresentar alguma doença.

Todo material que for retirado deve ser acondicionado em sacos plásticos, que se destinam a esse fim. À medida que estes ficam cheios devem ser retirados do local e colocados em covas que deverão ser cobertas por plástico incolor. A embalagem deverá ser manuseada com cuidado, para não disseminar doenças que possam estar no seu interior, e enviada para reciclagem.

Topo
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610