![]() |
![]() |
Embrapa Uva e
Vinho Sistemas de Produção, 14 ISSN 1678-8761 Versão Eletrônica Dez./2006 |
SumárioApresentaçãoIntrodução Matéria-prima para elaboração da graspa Ensilagem do bagaço Fermentação alcoólica do bagaço doce Alambique para obter graspa Destilação do bagaço para elaboração da graspa A graspa e a legislação brasileira Envelhecimento da graspa Preparação da graspa para engarrafamento Alterações da graspa Custos de produção Referências Glossário Autores Expediente |
GlossárioAAlambique: aparelho utilizado para transformar um líquido em vapor e a seguir condensá-lo. O alambique mais simples é formado por uma fonte de calor, uma caldeira onde é colocado o líquido, um coletor que conduz os vapores para uma solução refrigerante que o condensa. Álcoois: compostos orgânicos que provocam no organismo humano efeitos euforizantes e narcóticos. Na grapa estão presentes: o álcool metílico em pequena quantidade, o álcool etílico em maior quantidade e os álcoois superiores que apresentam uma participação determinante na formação do aroma. Os álcoois da graspa se combinam, em parte, com os ácidos formando os ésteres. Aldeído: na graspa o mais importante é o aldeído acético ou acetaldeído. Organolepticamente conferem à graspa um aroma herbáceo, que quando muito evidente, pode ser negativo.
BCCauda: é a última fração do destilado, formado principalmente de impurezas de elevado ponto de ebulição por compostos desagradáveis, que devem ser separados do corpo ou coração. Corpo ou coração: termo usado na destilação descontínua para indicar a fração nobre do destilado, que se obtém depois da separação da cabeça e antes da condensação dos componentes da cauda.
DDestilação: separação mediante o aquecimento e sucessiva condensação dos vapores que compõem um líquido e de volatilidade diferente.
EEnvelhecimento: Período de conservação da graspa em recipiente de madeira para adquirir aromas e gostos mais complexos. Ésteres: compostos fenólicos derivados da combinação de um álcool e com um ácido. Apresentam grande importância na graspa pois são os responsáveis pela sensações olfativas agradáveis.
FFermentação: Conjunto de processos bioquímicos que pela ação das leveduras transformam determinadas substâncias orgânicas em outras. No caso da graspa, no bagaço ocorre a fermentação dos açúcares, de alguns ácidos, álcoois e proteínas. No entanto, somente a primeira é interessante, pois aumenta o teor de álcool e consequentemente o rendimento da graspa.
GGraduação alcoólica: quantidade de álcool presente em uma solução hidroalcoólica. Geralmente o álcool é expresso em percentagem de mililitros de álcool encontrado em 100 mL de solução hidroalcoólica (% v/v).
HIJKLMNOPQRRetificação: Operação efetuada para reduzir a presença de impurezas no destilado. Na destilação descontínua, a retificação é obtida através da separação das diferentes partes do destilado: cabeça, corpo ou coração e causa.
SSerpentina: componente tubular de forma aspiral que imerso em um recipiente com água fria tem a finalidade de condensar os vapores hidroalcoólicos.
TUVWXYZ |