Embrapa Gado de Leite
Sistemas de Produção, 1
ISSN 1678-314X Versão eletrônica
Jan./2003
Sistema de Produção de Leite (Zona da Mata Atlântica)
Autores

Início

Importância econômica
Aspectos agro e zooecológicos
Raças
Infra-estrutura
Alimentação
Reprodução
Manejo sanitário
Mercados e comercialização
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário
Editores


Expediente

Coeficientes técnicos

Coeficientes técnicos na produção de leite
Custos e receitas na produção de leite
Itens componentes do custo total da atividade leiteira
Itens componentes da receita total da atividade leiteira
Custos de Produção

Custos e receitas na produção de leite

O cálculo dos custos totais para as diferentes atividades agrícolas sempre foi assunto controverso, principalmente por causa do desconhecimento a respeito dos critérios adotados e os itens de custos considerados pelos inúmeros estudos encontrados, frutos do competente trabalho de inúmeras universidades e instituições de pesquisa.

No caso do leite esta constatação é ainda mais relevante, graças à complexidade das atividades que envolvem a sua produção primária e às profundas mudanças que o Sistema Agroindustrial do produto vem tendo nos últimos anos. O interesse pelo cálculo do chamado “custo do leite” extrapolou o âmbito universitário e acadêmico e chegou aos agentes privados, indústrias e produtores que buscam principalmente a racionalização de suas atividades e a economia em custos, ganhando competitividade nos mercados finais.

Recomendações

Com relação aos objetivos dos cálculos do custo de produção de leite, devem ser esclarecidos os seguintes aspectos:

  • Deve ser claramente definido o objetivo do cálculo do custo de produção. Aqui a pergunta básica é porque calcular o custo? Regra geral, o cálculo de custo tem três objetivos básicos: (1) para fazer comparações com o custo de outras fazendas; (3) para fazer comparações com o preço recebido pelo leite; e, (3) para corrigir falhas e alterar metas no processo produtivo

  • Deve ser claro o tipo de custo que está sendo calculado, se o custo da atividade leiteira, considerando criação de animais, produção de alimentos e produção de leite como um único centro de custos, ou o custo do leite, separando a atividade de produção propriamente dita da criação de animais e produção de alimentos.

Pressupostos assumidos

Para identificação da metodologia para o cálculo, são assumidos as seguintes premissas:

  • Será calculado o custo total da atividade leiteira, considerando, desta forma, a produção de leite, a produção de alimentos e a criação de animais como um único centro de custos. Ao fim dos cálculos será usado mecanismo para obtenção do custo do leite.

  • O período mínimo para cálculo do custo de produção é de 1 (um) ano.

  • Será realizado o cálculo do custo depois de realizada a atividade produtiva, ou seja de um período passado.

  • No caso dos insumos para produção e alimentos do rebanho, assume-se trabalhar apenas com os totais efetivamente consumidos pelas atividades produtivas. Desta forma, não serão considerados, para efeito de cálculo, eventuais estoques de insumos e/ou alimentos (esta observação é válida, embora o pressuposto inicial de cálculo anual dos custos diminua a importância dos estoques na atividade leiteira).

  • Todos os cálculos devem ser realizados com valores deflacionados (isto é, valores reais) sendo que o índice de preços e o mês base utilizados para o deflacionamento devem estar explicitados na metodologia do trabalho.

  • Os cálculos devem ser realizados considerando o preço bruto pago pelos insumos e pelo leite.

Copyright © 2003, Embrapa