Embrapa Florestas
Sistemas de Produção, 6
ISSN 1678-8281 Versão Eletrônica
Out./2003
Cultivo da bracatinga

Vitor Afonso Hoeflich

Início

Apresentação
Taxonomia
Descrição da espécie
Biologia reprodutiva e fenologia
Ocorrência natural
Aspectos econômicos e ambientais
Aspectos ecológicos
Clima
Solos
Sementes
Produção de mudas
Características silviculturais
Melhoramento genético
Crescimento e produção
Principais pragas e doenças
Características da madeira
Produtos e utilizações
Espécies afins
Sistemas agroflorestais
Referências
Glossário

Expediente
Autores

Aspectos econômicos e Ambientais


A bracatinga é uma espécie florestal comum em submatas de pinhais na região Sul do Brasil, ocorre em áreas de devastação dos pinhais, principalmente no Paraná e Santa Catarina.

Pelas suas características é usada para compensados e embalagens leves, também para obtenção de carvão vegetal e, mais recentemente, na fabricação de móveis.

A bracatinga também integra o sistema agroflorestal mais antigo e expressivo com ocorrência no centro-sul do Brasil, contando com aproximadamente 60.000 ha em exploração nas pequenas e médias propriedades.

Sua relevância econômica e ambiental também é realçada pelos seguintes fatos:

1. o Paraná ainda dispõe, segundo estimativas, de 5% cobertura de cobertura florestal.

2. as regiões em que esta cobertura encontra-se acima de 20% da área total são: o Parque Nacional de Iguaçu, no extremo oeste paranaense, e cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba em que são cultivados os bracatingais.

O bracatingal permite uma renda diversificada ao proprietário por contemplar mais de 100 espécies de usos diversificados, entre os quais se destacam: medicinais, apícolas, alimentação animal, e de madeiras com várias aplicações (carvão, cabos de ferramentas, móveis, pontaletes e outros usos na construção civil) além de acobertar a produção de cogumelos comestíveis.

Na região fria do Brasil, poucas espécies florescem no inverno. A presença da bracatinga torna desnecessária a alimentação artificial das colônias de abelha no inverno, Ademais, permite o desenvolvimento contínuo da colônia no início da floração, quando a rainha, estimulada da entrada de nectar e polen, reinicia a postura tornando a colônia forte no inverno (mais de 80.000 abelhas).

A bracatinga também é uma excelente espécie para a recuperação de áreas degradadas, tendo a capacidade de depositar até 8 toneladas de material orgânico e 200kg de nitrogênio, por hectare, possibilitando o início do processo sucessional arbóreo no qual se instalam mais de outras 60 espécies vegetais. A bracatinga constitui-se em espécie de grande qualidade para esta finalidade principalmente por associar-se com rizobium e micorrizas arbusculares responsáveis pela absorção de nutrientes, especialmente o fósforo. Pelas suas características, já tem sido utilizada em recuperação de áreas submetidas à extração de bauxita, com excelentes resultados na sua recuperação.

Em princípio a sua utilização principalmente como lenha não apresenta todas as potencialidades que sua madeira tem. Recentemente, a madeira de bracatinga, transformada em móveis, foi exportada para a Itália com grande qualidade e aceitação comercial.


Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610

Topo da Página