Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Sistema de Produção, 17
ISSN 1678-8796 Versão eletrônica
Dez/2005

Sistema de Produção para Pequenos Produtores de Citros do Nordeste

Autores

Importância econômica
Clima
Solos
Adubação
Variedades
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita

Processamento
Mercado e comercialização
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário


Expediente

Apresentação

O presente sistema de produção destina-se a pequenos citricultores da Região Nordeste, que possuem nesta atividade agrícola sua fonte de renda familiar. É fruto do trabalho de pesquisadores, extensionistas, agentes de defesa fitossanitária e produtores, após exaustivas discussões e rearranjos no sentido de demonstrar, de forma prática, as tecnologias e procedimentos a serem adotados desde o plantio da muda cítrica até sua colheita e comercialização. Serve também como documento orientador para os órgãos de assistência técnica e crédito.

O cenário da citricultura, especialmente da Região Nordeste, mostra a premente necessidade de que os pequenos produtores tenham acesso a novas alternativas na condução dos seus plantios, promovendo a sustentabilidade deste agronegócio pelo uso de boas práticas agrícolas e tecnologias menos poluentes ao ambiente. As diversas informações aqui apresentadas são emanadas na experiência de vários anos pela pesquisa e extensão rural, sendo discutidas e validadas pelos citricultores.

A expectativa é de que este material será de grande importância na implementação de uma citricultura moderna que resulte em ganhos reais aos seus envolvidos, entendendo também, que por ser uma atividade dinâmica e em constantes modificações, deverá estar sempre passível a novas demandas ou inovações.

A realização deste trabalho foi uma idealização da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, que contou com a preciosa colaboração de outras instituições, como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, a Central de Associações de Produtores do Litoral Norte da Bahia – CEALNOR, a Agência Estadual de Defesa Fitossanitária da Bahia – ADAB, a Prefeitura Municipal de Rio Real, BA / Secretaria de Agricultura e a Associação dos Citricultores da Bahia – ASCIBA.

Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.