Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
Sistema de Produção, 17
ISSN 1678-8796 Versão eletrônica
Dez/2005

Sistema de Produção para Pequenos Produtores de Citros do Nordeste

Autores

Início

Importância econômica
Clima
Solos
Adubação
Variedades
Mudas e sementes
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Uso de agrotóxicos
Colheita e pós-colheita

Processamento
Mercado e comercialização
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário


Expediente

Mudas e Sementes

A Muda Cítrica

    Foto: Orlando Sampaio Passos

Foto:  Claudio Luiz L. Azevedo

    Fig.1. Muda cítrica em sacola plástica

Fig.2. Muda cítrica plantada na cova

A muda cítrica é o insumo mais importante na implantação do pomar. Como ela é constituída de dois indivíduos, o porta-enxerto e a copa, os cuidados na sua formação devem ser dobrados, devendo ser produzidas com sementes (porta-enxerto) e borbulhas (copa) provenientes de matrizes comprovadamente sadias e produtivas, representativas das cultivares que se pretende utilizar.

Como não existem programas de certificação de mudas nos estados citrícolas da região Nordeste, cabe ao viveirista enorme parcela de responsabilidade na produção das mudas, preparando seus lotes de matrizes – copa e porta-enxerto – provenientes de material básico existente em Instituições governamentais, garantindo dessa forma a multiplicação de material de boa qualidade genética e fitossanitária. Até que seja feita a implantação dos programas de certificação de mudas, é altamente interessante que cada estado da Federação crie associações de viveiristas no sentido de fortalecer o agronegócio de mudas e assegurar a propagação de cultivares melhoradas.

Atualmente, nas regiões produtoras mais evoluídas do mundo citrícola, especialmente naquelas onde ocorrem doenças disseminadas por insetos-vetores, as mudas são produzidas em ambientes protegidos, com borbulhas e sementes provenientes de blocos cultivados em telados que não possibilitam a entrada de pragas e vetores de doenças, garantindo a propagação de material sadio e produtivo. No Brasil, a clorose variegada dos citros (CVC) está forçando o emprego desse método, daí a importância em se adquirir unicamente mudas de viveiros credenciados/certificados. Em vista da disseminação dessa e de outras doenças, como o "greening", o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já cogita a utilização de instrumentos que obriguem a produção de mudas sob telado em todo o território nacional.

Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.