Embrapa Semiárido
Sistemas de Produção, 6
ISSN 1807-0027 Versão Eletrônica
Ago/2010
Sistema de Produção de Melancia
Autores

Sumário

Apresentação
Socioeconomia
Clima
Solos
Adubação
Cultivares
Produção de mudas
Plantio
Irrigação
Tratos culturais
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Agrotóxicos
Colheita e pós-colheita
Mercado
Custos e rentabilidade
Referências
Literatura recomendada
Glossário

Expediente

Apresentação


O Sistema de produção de melancia é uma publicação que resultou de parcerias da Embrapa com outras instituições. Traz muitas informações sobre esta importante oleácea, que tem boa parte de sua produção direcionada ao mercado externo.

Nesta publicação, são abordados aspectos como: produção de mudas, plantio, normas técnicas para o controle de pragas, manejo de plantas daninhas, coeficientes técnicos, custos, rentabilidade, mercado e comercialização e muitos outros.

Os resultados apresentados derivam de estudos de pesquisadores de diversas áreas como: melhoramento vegetal, irrigação, fisiologia pós-colheita, entomologia, socioeconomia, olericultura, produção de biomassa e outras. Portanto, trata-se de um trabalho multidisciplinar cujo principal objetivo é oferecer importantes informações nos diversos segmentos da cadeia produtiva da melancia, por isso, esperamos que seja bem aceito pelo público não só pelos esforços empreendidos para a sua consolidação, mas por entendermos que se trata de um instrumento que pode contribuir sobremaneira para uma produção respaldada na sustentabilidade, refletindo uma preocupação atual da sociedade e o compromisso com uma atividade agrícola de longo prazo.

Embrapa. Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Topo da página