Embrapa Florestas
Sistemas de Produção, 2
ISSN 1678-8281 Versão Eletrônica
Cultivo da Grevílea nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil

Autores
Honorino Roque Rodigheri

Cultivo da Grevílea

1.Importância socioeconômica e ambiental
2.Generalidades sobre a espécie
3.Taxonomia e descrição
4.Distribuição geográfica
5.Propriedades e utilização da madeira
6.Melhoramento genético
7.Requerimentos ecológicos da espécie
8.Sementes
9.Formação de mudas
10.Implantação
11.Manutenção
12.Pragas e doenças
13.Manejo
14.Sistemas agroforestais
15.Coeficientes técnicos e custos
16.Mercado e comercialização
17.Referências
18.Equipe
Expediente

Glossário
Entrada

Mercado e comercialização

Principais compradores internos e externos

Apesar da pequena produção e poucas serrarias que serram a grevílea, a madeira é comercializada, principalmente, no mercado internoçãndeçãs principais compradores sãoçãs consumidores de lenha para energia. As toras são vendidas para serrarias as quais por sua vez vendem a madeira para construções e/ou para a fabricação de móveis.

Preços recebidos pelo produtor rural

Normalmenteçãs produtores rurais vendem a grevílea em pé na propriedade.çãs preços médios recebidos foram de; R$ 45/m3 no ano de 2000, R$ 50/m3 no ano de 2001, R$ 60/m3 no ano de 2002.

Canais de comercialização

Os principais canais de comercialização da madeira para energia e para serraria são:
a) Madeira para energia: 1) produtor rural para agente de comercialização e esse para consumidores; 2)çãu produtor diretamente paraçãs consumidores de lenha.
b) Madeira para serraria:  1) produtor rural para serrarias que por sua vez vendem a madeira para construções, caixarias e fabricação de móveis.

 

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