Embrapa Hortaliças
Sistema de Produção, 1
ISSN ___ Versão Eletrônica
Jan/2003

Cultivo de tomate para industrialização

Início

Doenças causadas por nematóides

Importância econômica
Composição nutricional
Clima
Solos
Adubação
Deficiências nutricionais
Cultivares
Produção de mudas
Plantio
Irrigação
Plantas daninhas
Doenças
Pragas
Colheita e pós-colheita
Processamento
Produção de sementes
Coeficientes técnicos
Referências bibliográficas
Glossário

Os nematóides causadores de galhas, do gênero Meloidogyne, são os mais importantes em tomateiro. M. arenaria, M. hapla, M. Incognita (raças 1 a 4) e M. javânica são as espécies predominantes, sendo M. Incognita e M. javânica as mais comuns.

Plantas atacadas por nematóides caracterizam-se pelo baixo vigore pouco desenvolvimento da parte aérea. Estes sintomas são reflexos típicos da presença de galhas e de massas de ovos nas raízes (Figura 1). Os nematóides sobrevivem melhorem regiões com temperatura de solo acima de 28°C. M. arenaria é muito comum em locais com solos arenosos. M. hapla é mais encontrado em clima ameno e tolera temperatura de solo abaixo de 12"C. M. Incognita e M. javânica são mais cosmopolitas e são bem adaptados as diferentes condições climáticas brasileiras.

A severidade de ataque dos nematóides depende muito da suscetibilidade da cultivar plantada, da espécie e da raça do nematóide presente na lavoura, do potencial de inóculo do nematóide na área e do tipo de solo cultivado. Em geral, terrenos arenosos ou franco-arenosos são mais favoráveis, por facilitarem a movimentação e migração dos nematóides. Cultivos sucessivos de batata, quiabo, ervilha, feijão, soja e tomate favorecem a multiplicação dos nematóides, propiciando um ataque mais severo.

Os nematóides sobrevivem na lavoura principalmente em plantas vivas, uma vez que são parasitas obrigatórios. No entanto, ovos e larvas podem sobreviver por períodos prolongados na matéria orgânica e nas camadas mais profundas e tímidas do solo.

Para reduzir a população de nematóides no solo, recomenda-se: rotação de cultura com gramíneas; não plantar sucessivamente na mesma área batata, ervilha, feijão, quiabo, soja e tomate; não plantar em áreas muito infestadas; fazer aração profunda; deixar o solo exposto ao sol antes de fazer a gradagem; incorporar os restos culturais imediatamente após a ultima colheita; aplicar no sulco de plantio nematicidas registrados; e plantar cultivares tolerantes.

Outros agentes causadores de doenças:
Bactérias
Fungos
Vírus
Distúrbios fisiológicos

 

Figura 1. Nematóide-das-galhas. Raiz com protuberância (galhas) provocadas por nematóides do gênero Meloidogyne.

 

 

Copyright © 2000, Embrapa